Resenha - Um Lugar para Ficar

Autor: Deb Caletti 
Editora: Novo Conceito 
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance 

Sinopse: 

O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...


Adorei ler esse livro, a autora Deb Caletti escreve super bem, de maneira bem fácil e nos faz imaginar exatamente o que Clara sente ao namorar Christian super ciumento e controlador ao extremo, em vários momentos do relato  de Clara de como era o  relacionamento que teve com ele fiquei apreensiva, sentindo na pele exatamente o terror e pânico que ela passa com esse relacionamento.
O livro é escrito em primeira pessoa totalmente narrado por Clara até as observações que costuma ter no livro e feito por ela, e os capítulos são divididos em duas partes , o presente e o passado ela mescla o que esta vivendo agora e como foi o relacionamento com Christian , no começo não entendi muito bem essa diferença nos capítulos mas depois fui entendendo muito melhor.
No presente Clara conta que esta de mudança para outra cidade junto com seu pai pois os dois preferem manter distância de Christian que não aceitou o término do relacionamento com Clara.
Ao mesmo tempo relata como foi seu relacionamento com Christian, que ela acabou dando em cima dele e os dois se apaixonaram logo de cara, no começo tudo era romance, maravilhas as vezes ele dava a entender que tinha controle sobre sua vida mas que passava batido devido ao amor que sentia por ele.
Logo no começo me deparei com esse trecho : 

Página 64
Christian insistiu em pagar, ele sempre fazia isso, e eu gostava disso também. Ele estava cuidando de mim. Você cuida das pessoas que ama, mas também é verdade que cuida das coisas que você tem.

Aos poucos ela vai compreendendo e analisando melhor o comportamento dele e vai vendo que muitas vezes ele dava o sinal de ser descontrolado e maniaco, mas nunca se dava conta.

Muitas vezes ele insultava ela, xingava e ficava muito nervoso com ela, que sem saber o que fazer muitas das vezes acabava acreditando no que ele dizia a seu respeito e fazia com a que Clara acreditasse que a culpa sempre fosse dela.

Página 120


 Comecei a perceber que não importava o que eu fizesse, nem o modo como eu tentasse lidar com as coisas, eu não ganhava nunca. Não importava o que eu fizesse, o problema estava sempre lá. Perceber isso começou a mudar as coisas. Mas a questão era que outras coisas também mudaram. Comecei a imaginar que talvez Christian estivesse certo em desconfiar de mim. Será que eu era mesmo aquela pessoa que ele me acusava de ser? Talvez o fosse.


Ao mesmo tempo ela relata sua vida de agora longe dos amigos, longe de tudo e acaba fazendo novas amizades, começa até a ficar com um carinha bem interessante, seu pai começa a se envolver com uma outra pessoa e aos poucos ela vai se adaptando a sua nova rotina. 

Até descobrir alguns segredos do passado e tudo começar a muda a sua volta.

Veja mais alguns trechos do livro : 

Página 149
A gente pega mau humor , do mesmo modo que pega gripe. Esse tipo de estado de espírito é muito fácil de passar para outra pessoa. A alegria não é contagiante quanto o desespero.

Página 209

- Estou começando a pensar que existem dois tipos de pessoas - ela falou.
Esperei.
- Aquelas que se perdoam facilmente, mas não conseguem perdoar os outros.
-E? - perguntei?
- Aquelas que perdoam os outros facilmente, mas não conseguem se perdoar.

Recomendo a leitura, o final deixa a gente mais envolvida com a história com uma mistura de sentimentos inacreditável. 



Beijos 





2 comentários :