Resenha - 1Q84- Livro 1


Autor: Haruki Muramaki 
Editora: Alfaguara 
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance 

Sinopse: 
Duas histórias em paralelo se cruzam numa história cheia de mistério e eventos surreais. De um lado, Aomame, uma assassina profissional, suspeita estar em um mundo paralelo. De outro, Tengo, um aspirante a escritor, se envolve com um projeto de reescrever um livro misterioso.





Avaliação


Olá, tudo bem com vocês ?

Gente, preciso falar para vocês uma coisa: esse livro me deixou doidinha rsrs, eu não conseguia parar de ler... é inacreditável. A narrativa que o autor faz me envolveu de tal forma que eu ficava pensando na história de vez em quando sabe ... me imaginando na história .

Temos dois personagens principais no livro:

Aomame que está chegando aos 30 anos, trabalha com defesa pessoal e massagem, porém possui um outro trabalho que esconde à sete chaves, que é matar de um modo que aparente ser morte natural homens que abusam ou agridem mulheres.

Ela tem um compromisso para matar um homem e está presa no trânsito de Tóquio onde um taxista informa que devido a um acidente tudo esta parado, caso ela queria ir andando existe uma escada subterrânea no meio da rodovia que muitos desconhecem mas leva para uma estação de metrô e pode fazer com que ela chegue no horário combinado.

Aomame sem outra alternativa resolve seguir esse caminho pelo o qual o taxista informou ela e se lembra de uma frase que o mesmo falou:

"Não se deixe enganar pelas aparências. A realidade é sempre única."   Página 22

Ao descer essa escada Aomame começa a perceber algumas diferenças e se sente meio perdida como por exemplo não se dá conta que os policiais de Tóquio andam armados pelo que ela sempre soube é que os policiais nunca usam armas de fogo.

Não muito distante de onde ela está vive o outro personagem:

Tengo, um professor de matemática chegando aos 30 anos e que possui também um outro trabalho, ele tenta ser um escritor de romances mas nunca conseguiu publicar nada.

Tengo faz um serviço de revisor de texto para uma editora que recebe um livro maravilhoso para concorrer à um festival que descobre novos autores, porém o livro contém muitos erros de concordância e pontuação e o dono da editora propõe que Tengo revise o texto e faça as modificações necessárias para o livro ser um sucesso.

Tengo faz os ajustes necessários no livro e faz amizade com a jovem escritora Fukaeri de 17 anos, que sofre de dislexia e quase não frequenta a escola, ela na verdade ditou o texto e outra pessoa escreveu, então acabam escondendo esse fato para somente Fukaeri ser a autora principal do livro.

O livro se cham  "Crisálida de Ar"  e após os ajustes de Tengo , o livo ganha o concurso e fica nas listas dos mais vendidos, esse livro conta uma história do "povo pequenino" que invade uma cidade e tem o poder de influenciar muitas mudanças na vida das pessoas e no mundo em que vivem. Esse povo pequenino é uma espécie de seita religiosa que abusam de crianças sexualmente e dá a entender que todos que entram nessa seita não conseguem mais sair.

Então o livro nos deixa pensando , se o que Fukaeri escreveu no livro é de fato real ou não, no livro fala que no mundo do povo pequenino existem duas luas e Aomame olha para o céu e avista duas luas mas não comenta nada com ninguém para não acharem que ela esteja vendo coisas a mais pois ela se deu conta que tudo estava diferente desde que desceu as escadas para pegar o metrô naquele dia que o taxista deu a dica para ela e então ela começa e pensar mais sobre como algumas coisas estão diferentes.

O problema pode não ser comigo, mas com o mundo que me cerca. Não há nada de errado com o meu juízo ou minha mente, mas a ação de alguma força desconhecida é que altera o mundo ao meu redor.

Tengo e Aomame se conheceram na infância, eles estudaram juntos, se apaixonaram e não se declararam, nunca mais se esqueceram um do outro e perderam o contato.

Aomame não tem amigos, foi criada por sua família que seguia a religião de Testemunha de Jeová a risca e como era obrigada a fazer isso se sentiu muito pressionada, quando se tornou adulta resolveu seguir sua vida sozinha longe de sua família.

Eu me apeguei demais a Aomame apesar dela aparentar ser uma pessoa fria ela pensa e fala coisas muitos inteligentes veja mais alguns trechos do livro :

Se você ama, ainda que uma única pessoa, de verdade, a vida vale a pena. Mesmo que você não fique com ela.

Mas se você ama alguém de verdade, mesmo que essa pessoa seja um crápula e que não te corresponda, a vida pelo menos deixa se der um inferno, por mais sombria que seja.   

 O livro alterna entre os dois personagens, cada capítulo fala de um personagem e no decorrer do livro fui ficando muito curiosa para saber onde iria chegar toda essa história. Ele me deixou apreensiva pois os capítulos com cada personagem terminam com vontade de querer saber mais, o que faz apressar ainda mais a leitura.

Infelizmente o livro não tem um fim, pois se trata de uma trilogia que a editora dividiu.

Acho que por isso não teve um final.

Ainda bem que comprei o segundo volume junto e já estou dando andamento nessa leitura gostosa e surpreendente.

Para quem ficou com vontade de ler o livro  Clique Aqui para ler o primeiro capítulo.


Beijos



20 comentários :

  1. Já gostei.
    www.marasemalca.com.br
    1001-paginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina

      Amei seu post indicando a gente fiquei mega feliz viu!

      E leia o livro sim não tem como não gostar.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá.
    Nossa me pareceu bastante interessante.
    Um livro que tem uma história que conta outro livro.
    Olha até a história do livro dentro do livro me pareceu legal ^^
    Na verdade eu nem conhecia a editora rsrs
    Olha os nomes são estranhos,mas a história me parece ótima.
    Parabéns pela resenha.
    bjus
    Tamires C.

    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires

      O livro realmente não é muito conhecido mas todo mundo que lê adora e eu estou amando sério mesmo um dos poucos que me fazem ficar apreensiva rsrs

      Beijos

      Excluir
  3. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas ele parece ser mesmo interessante.
    Vou procurar saber mais sobre ele, fiquei curiosa. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Blake

      Procura mesmo o livro é maravilhoso e o segundo volume que estou terminando de ler nem se fala ...

      Beijos

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, não sei se leria normalmente, mas tua resenha me deixou intrigada. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa

      Eu também não compraria o livro mas resolvei comprar pelos comentários e não me arrependi!

      Beijos

      Excluir
  5. oi Andressa, adorei a dica. Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom, e se te deixou doidinha, deve fazer o mesmo comigo, porque já percebi que nós duas temos um gosto parecido, rs.
    Você sabe quando lança o terceiro volume? Estou tentando evitar série e trilogias em andamento, porque já estou acompanhando tantas, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru

      Com certeza você vai gostar do livro sim o volume 3 sai só em Novembro e eu quase morri no segundo volume rsrs recomendo comprar os 3 juntos mesmo rsrs

      Beijos

      Excluir
  6. Meu deus eu gostei o/ adoro livros assim, mais quando vi o nome,achei tão sem sentindo, mais parece legal
    http://acervo-de-livros.blogspot.com.br/2013/07/livro-o-heroi-perdido.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee

      O nome é estranho mesmo mas leia o livro que é muito bom ele é baseado no obra de George Owel 1984 por isso colocaram o Q para não ser plágio rsrs

      Beijos

      Excluir
  7. Todas as pessoas que já leram esse livro que conheço falam que ele te prende de uma forma que te faz devorar, isso me deixa morta de vontade pra ler, mas estou em jejum de compras e por isso sempre deixo passar.
    Só fiquei em dúvida sobre o final, parece que o livro não é bem fechado pelo que você colocou aí, então eu procuraria ler tendo os dois logo em mãos.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda

      Realmente precisa ler todos os livros juntos eu devorei o segundo volume mas agora quase morri ao saber que o terceiro volume só será lançado em Novembro rssr recomendo comprar os 3 juntos para não sofrer tanto.

      Beijos

      Excluir
  8. Ontem mesmo dei de cara com esse livro em um sebo, mas o preço me decepcionou. Poxa, era um sebo!!
    Muitas pessoas me falam exatamente isso, que o livro te prende. E eu amo livros assim, não tem leitura melhor.
    Espero lê-lo em breve. Adorei a resenha!!

    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana

      O livro prende mesmo e é muito caro, eu queria compra-los a muito tempo até teve uma promoção com os dois volumes no submarino ai resolvi compra-los e não me arrependi.

      Beijos

      Excluir
  9. Nossa que diferente esses livro parece ser bem dinâmico, preciso ler uns livros
    assim, vou ler mais sobre ele para ver se me convenço mais!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani

      Eu recomendo a leitura sim, vale muito a pena logo logo publico o volume 2.

      Beijos

      Excluir
  10. Eu estou louuuca por esse livro! Uma pena ser meio carinho :/

    Beijoos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  11. Gostei da sua resenha! E parece ser um livro muito bom mesmo!
    Beijos.

    ResponderExcluir