Resenha - Entre o Amor e a Paixão

Autor:  Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito 
Categoria: Literatura Estrangeira

Sinopse: 
Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado." No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França.
Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente.
Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?



Esse livro  é a continuação do livro Belle , para quem ainda não leu Clique Aqui para ver a resenha.

Belle se casou com Jimmy e agora possui sua linda loja de Chapeu, Belle não consegue agradecer a Deus por ter enviando um homem tão maravilhoso e dedicado como Jimmy, que a aceitou  mesmo com o seu passado tão sofrido e ao mesmo tempo assumido como prostituta e além do mais ter aceitado ela trabalhar fora de casa com que o mais gosta, pois o livro se passa nos anos de 1916 - 1919 e a mulher ainda era vista como somente do lar.

Página 112 
Belle olhou para ele por um instante ou dois sem dizer nada. Uma lágrima escorreu-lhe pela face.
- Por que está chorando? - perguntou ele.
- É pelo que você faz por mim - disse ela. - Porque você é sempre tão compreensivo e atencioso. Tenho tanta sorte de tê-lo.

Belle se sente muito amada por Jimmy, esta morando com sua tia Mog e o tio Garth que sempre os cercam de todos os cuidados.

Belle conhece sua mais nova amiga em uma situação muito inusitada, onde ao sair de sua loja se depara com uma mulher caída no chão atropelada por uma carroça, ao tentar prestar socorro a moça rica da alta sociedade percebe que a  mesma fez um aborto e que com o acidente que aconteceu pode ter sérias complicações quando o feto sair.

Então sem pensar em mais nada, avisa Mog que irá ajudar uma desconhecida e acaba mentindo para Jimmy que vai dormir na casa de Lisette mulher de Noah amigos do livro passado.

Então Belle conhece Miranda e o que pareceu a primeira impressão é que ela além de ser muito rica não sabe nada da vida, mas aos poucos se mostra uma doce mulher e uma fiel amiga.

As duas criam uma proximidade muito grande e as mesmas compartilham dos mesmos sonhos e objetivos de vida.

Até que chega a I Guerra Mundial e com a empolgação do bar que tio Garth e Jimmy trabalham quase todos os homens que frequentam o bar resolvem se alistar para o exército, e os poucos que ficam não tem outra alternativa a não ser seguir o mesmo caminho, pois todo o país esta se alistando.

Belle se descobre grávida e Jimmy resolve lhe contar que quer se alistar para enfrentar a I Guerra Mundial e então Belle se desespera pois não se sente segura longe de quem mais a protege.

Após Jimmy ir para a França servir o exército, Belle se dedica ainda mais a sua loja porém um incidente acaba acontecendo quando um bandido invade sua loja em busca de dinheiro e acaba agredindo Belle que a faz perder seu bebê.

Belle fica muito arrasada e acaba perdendo o ânimo de continuar dando andamento ao seu maior sonho que sempre foi a loja de chapeu e por sorte Miranda aparece para lhe fazer companhia e anima-la a fazer um trabalho voluntário na França para poder ajudar os feridos da guerra.

Belle então aprende a andar de bicicleta e depois aprende a dirigir um  carro

Página 163 
- Você pode fazer qualquer coisa se estiver determinada o bastante - Replicou Belle. 

Quando chegam na França não imaginavam o que a esperavam com tanta gente sofrendo com tantos  ferimentos, no começo fazem um trabalho como enfermeiras depois de um tempo viram motoristas de ambulância e acabam pegando macas muito pesadas com a  ajuda de alguns soldados feridos pela guerra sem alternativas de voltar a vida que tinham antes. 

Página 203 
- Por que você simplesmente não foi para casa depois que foi ferido? 
- O que há em casa para um aleijado como eu? - Ele deu de ombros. - Ninguém vai me dar emprego, minha mãe não quer outra boca para alimentar, não com a casa cheia de crianças, e meus amigos estão todos aqui.
Eles haviam se alistado para escapar da pobreza, aos ambientes cruéis e á falta de oportunidades. Infelizmente, uma grande parte dos feridos retornaria amargurada para casa, para um vida ainda pior do que antes.
No entanto, Belle também tinha falado com homens que achavam que o exército tinha melhorado sua sorte na vida. Refeições regulares e exercícios de musculação durante o treinamento haviam transformado rapazes magricelas em homens.


A guerra acaba trazendo muitas desgraças para todos, ainda na França Belle precisa lidar com um acidente terrível e mais uma vez fica sem chão e sem saber o que fazer, então finalmente no livro aparece Ettienne lindo e maravilhoso como sempre rsrsr acaba consolando Belle que se encontra em um momento muito difícil, carente pois está longe de casa e de Jimmy e esgotada pelo excesso de trabalho que precisa ter e fazer em seu serviço voluntário e ai acabam se entregando a uma noite deliciosa de puro amor !!!!!!! 

Mas como nem tudo são flores alguns dias depois Belle sofre muito pois acaba recebendo seu marido Jimmy ferido da guerra  o que faz com que eles tenham que voltar para Londres aos cuidados de seus tios.

Jimmy não aceita sua atual condição de acidentado pós guerra e acaba tratando Belle muito mal, porém a mesma se sente culpada por ter traído seu fiel e amoroso marido e não se rebela contra ele.


Página 315
- Mas quanto tempo vai levar até que você fique cansada de mim? - disse ele. - Não estou tentando ganhar sua compaixão, Belle, estou só sendo realista. Não sou mais um homem, não posso trabalhar nem sustentar você. Você é jovem e bonita, não deveria ficar presa a um aleijado.
- Casei com você para o melhor ou para o pior, na doença e na saúde - disse ela suavamente. - Se fosse eu nessa cama com esses ferimentos, sei que você cuidaria de mim. Então, por que acha que vou ficar cansada de cuidar de você?


Página 326 
- Homens podem ser bem estúpidos e muitas vezes atacam quem mais deveriam tratar com carinho.

Então depois de voltarem para Londres a situação acaba se complicando ainda mais, além de não terem previsão para a guerra terminar, mais pessoas sofrem, seja com a perda de soldados que sustentavam suas casas, ou soldados que voltam para casa com partes do corpo destroçadas e não podendo retomar nunca mais a vida como era antes.

E ainda para ajudar o mundo enfrenta uma epidemia horrorosa onde muitos acabam morrendo.


Página 358
Talvez precisemos de maus momentos para apreciarmos plenamente os bons. 

Página 396
Não podemos mudar o que já aconteceu, mas ainda podemos escolher nosso futuro. 

Página 486
- Ninguém pode fazer outra pessoa feliz. Ela precisa fazer isso por si mesma- disse Mog.


Eu diria que o livro é extremamente triste, quando uma situação ruim acaba de acontecer, logo em seguida acontecem mais coisas tristes e ruins creio que a intenção da autora era mais mostrar mesmo o mal que a guerra causou em todas as pessoas e acabou pegando os personagens do livro passado.

Se a sua intenção de ler o livro  era ver uma dúvida cruel entre qual Bella decide por quem vai ficar infelizmente quase não temos isso no livro. 

Mas diria que é  um livro bom mas na minha opinião Belle é muito melhor !!!!!

Beijos 

Até mais 

Andressa 

25 comentários :

  1. Não li Belle ainda, mas pelo visto ambos os livros são bem emocionantes, mesmo este aqui não sendo tão bom quanto o primeiro, eu ainda quero ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa eu não estou acreditando em tudo que vai acontecer nesse livro, Belle foi o melhor livro que li em 2012 é estou super empolgado para comprar esse, como sempre um acontecimento triste atrás do outro kkkkk, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que resenha longa e booooa!
    Estou querendo ler esse livro há um tempo, mas Belle ainda esta aqui intocado, por isso ainda nao comprei. Adoro esses livros com temáticas de guerra.
    Muito boa mesmo sua resenha!!

    bju
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida !

    Recomendo ler Belle primeiro e ai se gostar e ficar curiosa para outro final lei esse rsrs achei o segundo muito triste mas legal pois aborda um tema muito bom sobre a guerra !

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriel

    O livro é cheio de emoções e sofrimento também ... mas Belle ainda continua sendo o meu preferido !

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol

    Realmente ficou muito longa mesmo a resenha mas que bom que gostou, os livros da Lesley normalmente são bem detalhados e para passar tudo que senti tive que escrever tudo isso ...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei esse livro e pretendo ler esse mês, eu gostei muito de Belle, apesar de achar um livro muito triste, achei que esse seria diferente, mas pelo visto não é...
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Patty

    O livro continua triste mesmo .. mas não deixa de ser bom !

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, esse livro!!!
    Andressa, confesso que não li sua resenha, só o primeiro e último paragrafos, e por aí já vi que o livro é triste e deve continuar forte, rs!
    Eu comprei o livro na semana passada, e ainda não tive tempo de ler, mas estou muiiiiiiiiiito curiosa, e bom, eu adorei o Etienne e considerei o relacionamento da Belle com o Jimmy meio forçado, como algo que ela fez porque era o 'certo' e bom para ela, além de ser o que todos a sua volta esperavam. Li o primeiro capítulo de entre o Amor e a paixão, e dele percebi que ela aprendeu a amar o Jimmy, mas ainda acho que seu grande e verdadeiro amor é o Etienne, por isso quero ler o livro sem ter lido nada sobre ele antes, rs. Assim que eu terminar venho comentar sua resenha, rs, falando sobre a resenha! rs
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser muito bom *--*

    ResponderExcluir
  11. Não li belle ainda mais estou querendo muito ler
    é dificil ter uma continuação ser tão bom quanto o primeiro,
    sempre tem uma decepção

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Bru

    Leia sim e venha contar quero muito conversar com quem já leu rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila

    O livro é bom sim, um pouco triste mas muito bom!

    ResponderExcluir
  14. Oi Delmara

    Assim que der leia o livro sim é muito bom mesmo o segundo não superando o primeiro também vale a pena ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Meninaaaas, tudo bem com vcs??

    Nunca li nada da Bella Andre e pra falar a verdade nem tenho muita curiosidade. Não curto esses romances Hots. Não sei se é o caso da Bella, mas acho que traumatizei com 50 tons de cinza. E olha que eu nem li o livro todo, só alguns trechos. Sempre tenho a impressão de que esses livros hots são vulgares demais. Acho que uma coisa é vc falar de sexo e tal, outra coisa é meio que exagerar na dose =(

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel

    Acho que você confundiu as autoras rsrs

    O livro de Belle é da Lesley Pearse não tem a temática hot eu também não curto muito ...

    Esse livro é só o titúlo que é Belle e vale muito a pena ler pois são ótimos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sou obrigada a começar dizendo que, a princípio, achei que era um exagero sem tamanho criar uma continuação para Belle. Gostei muito do livro e e terminou de uma maneira tão boa, com todas as pontas fechadas, que simplesmente não conseguia pensar no que a autora ia fazer e, pelas poucas resenhas que vi, estou começando a ficar curiosa com esse livro.

    Gih Alves || http://jeito-inedito.blogspot.com.br
    {ah, eu tô seguindo. Se puder retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  18. Oi Gih

    Se você gostou do final de Belle então nem recomendo ler o segundo... rsrs é bom mas o primeiro achei muito melhor.

    Beijos e já retribui!

    ResponderExcluir
  19. eu nao li nem belle nem esse, mas como pedi esse pra editora assim que der vou ler belle xp

    ResponderExcluir
  20. Eu fico um pouco com um pé atrás com livros como esse, mas quem sabe um dia?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. OMG!! NÃO ME DIZ QUE ELA FICA COM O ETIENNE?? rsrs.
    por mim ela poderia ter ficando com ele no primeiro livro. :D

    ResponderExcluir
  22. Andressa, termineio o livro! Nossa, super lindo e triste, fazia muito tempo que um livro não me fazia chorar! E concordo com vc em q uma pessoa q quera ver a Belle indecisa e romance vai se surpreender, porque o foco principal é a guerra. Mas o Etienne é tudo de bom, né? Apareceu pouco, mas sempre muito bem, e com uma presença marcante!!!!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O livro Belle poderia virar um filme, achei a história tão envolvente, que fiquei triste quando acabei de le-lo. Entre o Amor e a Paixão não fica pra trás também, fiquei triste pela Mog e muito feliz por Belle ter encontrado sua felicidade ao lado de quem ela realmente amava e novamente me entristeci porque não vai haver mais histórias sobre Belle, Etienne e mog. O jeito e agora ler e reler esses dois livros maravilhosos *-*

    ResponderExcluir
  25. Que bom que gostaram do livro ... apesar de ser triste né...

    Também acho que deveria ter um filme ia chorar muito mais rsrs


    Beijos

    ResponderExcluir